João Pessoa é a única cidade a sediar de maneira ininterrupta o CBVP, desde a criação do torneio em 1991. Em agosto, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) chegou a divulgar que João Pessoa não iria sediar nenhuma etapa do Circuito pela primeira vez em 30 anos, o que foi evitado após as negociações exitosas entre o Governo da Paraíba e a CBV.
Na ocasião, o gestor paraibano avaliou como extremamente positivo João Pessoa não ter ficado fora do CBVP. “Hoje, com o fim do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, não temos dúvidas de que valeu a pena todos os esforços para que João Pessoa não ficasse de fora desse importante evento esportivo. Uma iniciativa com resultados gerados em cadeia: ganharam a população e os turistas que visitaram a nossa cidade, que puderam assistir a grandes partidas, fazendo uma verdadeira festa. Mas também ganhou a economia paraibana, o taxista, o motorista de aplicativo, o pequeno comerciante, toda a rede hoteleira. Estou muito feliz”, afirmou João Azevêdo, que participou diretamente das negociações com a CBV.
“Esse sucesso demonstra, claramente, que a capacidade de organização do nosso estado é muito grande para receber eventos dessa magnitude. E eu não tenho dúvida de que, agora, com o Protocolo de Intenções assinado, no próximo ano estaremos aqui novamente, com a Confederação Internacional de Voleibol, com a Confederação Brasileira de Voleibol, repetindo o sucesso que foram esses 15 dias para toda a Paraíba”, continuou o governador.
O secretário executivo da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Harlen Vilarim, destacou que o protocolo de intenções é a prova do bom desempenho da Paraíba na organização do evento. “Essa assinatura é a garantia de que João Pessoa fará, no próximo ano, essa grande festa, porque lotou todos os dias”, acrescentou, lembrando os esforços do Governo do Estado para que a Capital sediasse o evento este ano.
O presidente da Federação Paraibana de Vôlei, Carlos Fernandes (Cascatinha), agradeceu o apoio na realização do evento. “Quero agradecer ao Governo do Estado, à Prefeitura de João Pessoa, que também nos deu apoio, à Confederação Brasileira de Voleibol, e esse protocolo é a garantia de que, para o ano, teremos essa mesma festa aqui”, reforçou.
O ex-atleta Giba, da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e considerado um dos maiores jogadores de vôlei da história, elogiou o apoio dado pela Paraíba ao esporte. “O apoio do Governo da Paraíba para ter um evento como este é tudo o que precisamos. Olha o público que está aqui, que vive o voleibol. Se a gente parar um pouco para pensar, é um estado que tem os maiores campeões olímpicos que o Brasil já teve no vôlei de praia”, comentou.
Ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins, João Azevêdo assistiu aos jogos como a final feminina 100% brasileira, Ana Patrícia/Duda e Carol/Barbara. Ana Patrícia e Duda conquistaram, por 2 sets a 1, a etapa João Pessoa do Elite 16, que reúne as 16 melhores duplas femininas de vôlei de praia do mundo.
Logo em seguida, o gestor paraibano participou da cerimônia de premiação às duplas campeãs e aos terceiro e segundo lugares. No masculino, a Suécia conquistou a Elite 16, por 2 sets a 0 contra a Itália.
A senadora Daniela Ribeiro e o deputado federal Mersinho Lucena também prestigiaram o encerramento do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, entre outras autoridades.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba