A redação é considerada um verdadeiro desafio para quem vai fazer o Enem, pois possui um peso significativo, influenciando diretamente na nota final do exame. Por isso, o ClickPB conversou com a professora Amanda Conceição, que trouxe dicas valiosas para os estudantes se prepararem e conseguirem a pontuação máxima na prova, marcada para este domingo (05).
"Esqueçam Fórmulas mágicas, no entanto, busque construir um esqueleto adaptável, que obedeça a estrutura formal do texto dissertativo-argumentativo, conforme abordada nesta matéria, sempre considerando os Direitos Humanos, com boas referências e utilizando sempre uma linguagem clara, coerente e com coesão adequada às ideias propostas", destacou a professora Amanda Conceição ao ClickPB.
Confira as dicas para a Prova de Redação:
- Para a prova de Redação eu super indico a leitura do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, especificamente os incisos I ao X, tanto para contextualizar a Introdução, quanto para alimentar o repertório sócio-histórico do Desenvolvimento do texto, porque como o próprio título diz que trata “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, permitindo possibilidades de uso dessas ideias para qualquer que seja a área que o tema da Redação abordar.
- Caso seja um tema voltado a preconceitos sociais, o candidato pode usar o caput do artigo 5º que diz “ Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”.
- Por conseguinte, caso seja um tema voltado as desigualdades entre homens e mulheres, o inciso I, do mesmo artigo diz que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. Perceba, candidato, que eu coloquei aspas no início e final do texto, expressão que utilizei para exemplificar minha tese, pois essa é uma das funções desse sinal de pontuação: marcar citação direta.
- Pegando o gancho, não esqueça das funções dos sinais de pontuações, eles são essenciais para dar sentido ao seu texto.
- Outra dica essencial é buscar desenvolver suas ideias na Ordem Direta dos termos. Como assim, professora?!
- Ordem direta: sujeito + verbo + complemento
- Você sabe que um texto é formado por estrutura menores que são as orações ou períodos, e esses são constituídos por termos essenciais: sujeito e predicado. O sujeito é o termo sobre o qual se diz algo, e o predicado é tudo o que se diz sobre o sujeito. Por exemplo na oração:
- a) As principais empresas do ramo automobilístico deram início a capacitação de seus funcionários.
- No exemplo a, o sujeito é “As principais empresas do ramo automobilístico”. Tendo como núcleo “empresas” e como complemento as palavras “as principais” e “do ramo automobilístico”. Já o predicado é “deram início a capacitação de seus funcionários”. Tendo como núcleo “deram” e complemento “início a capacitação dos seus funcionários”. Quando mudamos a ordem desses termos, partimos para uso da Ordem indireta dos termos e, com isso, precisaremos utilizar mais sinais de pontuação, como a vírgula, por exemplo.
Ordem indireta:
- complemento + sujeito + verbo (predicado)
- complemento + verbo + sujeito
- verbo + complemento + sujeito ou verbo +sujeito + complemento
- Vejamos:
b) Deram início, as principais empresas do ramo automobilístico, a capacitação de seus funcionários.
- No exemplo b, temos o inverso da ordem direta, temos assim a ordem indireta, pois temos o predicado começando a oração: “deram início”, em seguida temos o sujeito com “as principais empresas do ramo automobilístico”, e por fim temos o complemento verbal “a capacitação de seus funcionários”.
- Perceba, candidato, como eu havia falado, quando alteramos a ordem dos termos, acrescentamos mais sinais de pontuação, como as vírgulas, com o objetivo de enfatizar a mensagem que você quer passar primeiro, mas cuidado com os excessos.
Conforme apurado pelo ClickPB, as provas do Enem 2023 estão previstas para os dias 05 e 12 de novembro. O estudante que tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização, pode pedir a aplicação no período de 13 a 17 de novembro e fazer o exame em 12 e 13 de dezembro. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024.
Para conferir o local de prova e obter mais informações sobre o Enem, o candidato deve acessar o site do Inep por meio do link enem.inep.gov.br/participante.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB