A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, e pela senadora Daniella Ribeiro, líder da Comissão Mista de Orçamento do Senado.
A iniciativa de Nominando Diniz em debater a temática, especialmente quando ainda existem questionamentos sobre a utilização prática dos recursos das ’emendas Pix’, foi elogiada por Tião Gomes. Vale lembrar que as “emendas Pix” referem-se às transferências especiais determinadas por parlamentares desde 2020, e facilitam o repasse direto de recursos federais para estados e municípios. A flexibilidade é um destaque dessas emendas, já que a alocação e uso dos fundos tem regras mais simplificadas.
“Já foram contabilizados R$ 6,6 bilhões em 2023 por meio dessas emendas, beneficiando sobretudo os pequenos municípios. A atuação rigorosa e transparente do TCE-PB é essencial para assegurar o uso correto desses valores, atendendo de forma eficaz as necessidades da população”, pontuou Tião.
O deputado ainda anunciou que apresentará um voto de aplauso ao presidente Nominando Diniz, reconhecendo sua proatividade na supervisão e divulgação da realidade desses recursos para as cidades da Paraíba.
O seminário também contou com a expertise de palestrantes como Helena Assaf, Consultora de Orçamento do Senado, conselheiro André Carlo, coordenador do seminário, Ed Wilson, Diretor de TI do TCE-PB, e Luzemar Martins, Auditor de Controle Externo.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral