O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que este ano de 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
E como forma de enfrentamento de diversas violências contra as mulheres, a prefeitura municipal da cidade de Caldas Brandão, localizada na região do Agreste paraibano, que tem a frente o prefeito Fábio Rolim do (MDB), iniciou o mês de Agosto fazendo um chamamento a toda população em defesa da igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres, pois não é um problema individual, é um problema social que precisa ser enfrentado por todos.
Segundo o prefeito Fábio Rolim falou, “Para proteger as mulheres vítimas de violência de gênero, algumas ferramentas são importantes, como as medidas protetivas. Elas são ordens judiciais que obrigam o agressor a se afastar da vítima e do lar; que possibilitam a busca e apreensão de arma de fogo com proibição de porte e posse; que asseguram a subsistência da vítima; que regulamentam visitas aos filhos e também tratam da parte patrimonial. “Existem medidas protetivas para todos esses casos, mas lembramos que o rol que a lei estabelece não é taxativo, mas sim exemplificativo, com isso outras medidas podem ser aplicadas além das especificamente previstas para garantir a proteção e prevenção integral da vítima, infelizmente a violência é naturalizada e há uma cultura da violência no nosso país. A gente aprende a se comportar de determinada forma, e para modificar essa situação precisamos passar por um novo aprendizado, por isso a educação é fundamental”, disse o prefeito Fábio Rolim.
Da Redação
Do Portal Umari