A Rússia está estudando cuidadosamente as propostas africanas que procuram uma saída para o conflito na Ucrânia, disse o presidente do país, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (28), na sessão plenária da Cimeira Rússia-África, em São Petersburgo.
"Respeitamos suas iniciativas e as estudamos cuidadosamente", disse o líder russo a vários altos funcionários africanos na cúpula que começou nesta quinta-feira (27).
"Iniciativas anteriores de mediação foram monopolizadas pelas chamadas democracias avançadas. Agora a África também está pronta para ajudar a resolver problemas que parecem estar fora de sua área prioritária de interesse", afirmou Putin.
A cúpula Rússia-África ocorre uma semana depois que Moscou se retirou do acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo mar Negro, apesar do conflito, preocupando as nações africanas.
Em meados de junho, uma delegação africana visitou a Ucrânia e depois a Rússia para mediar o conflito entre os países, mas não conseguiu resultados imediatos.
As propostas africanas incluíam uma redução na escalada militar, garantias de segurança para ambas as partes e um reconhecimento mútuo da soberania.
A Ucrânia rejeitou a proposta, dizendo que ela não garantia que as tropas russas deixariam o solo ucraniano, enquanto a Rússia disse que as medidas eram "muito difíceis de implementar".
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB