No Hospital Regional, Lucas Ribeiro ressaltou o trabalho do Governo do Estado de interiorização dos serviços de saúde, garantindo um atendimento qualificado em alta complexidade para os paraibanos de todas as regiões. “Ampliar esses atendimentos representa vidas salvas, melhor assistência e respeito a quem mais precisa. Esta é mais uma demonstração de que o SUS da Paraíba realmente funciona porque temos uma gestão comprometida em cuidar da nossa população”, frisou.
O governador em exercício também anunciou que novos serviços serão ofertados na unidade de saúde neste segundo semestre. “A partir de outubro, serão iniciadas as cirurgias de ortopedia, por meio do Opera Paraíba Especialidades e vamos instalar o tomógrafo de 16 canais”, acrescentou.
O secretário executivo da Gestão Hospitalar, Arymatheus Reis, afirmou que a implantação da UTI supre um vazio assistencial na região. “Catolé do Rocha fica no Alto Sertão e a UTI mais próxima era em Sousa ou Pombal, uma distância de quase 70 Km, e instalar esse equipamento no município é garantir a política de regionalização da saúde, trazendo assistência especializada, dando a certeza de que os pacientes da região encontram aqui o mesmo tratamento de outras cidades”, sustentou.
O prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, destacou os benefícios trazidos pela gestão estadual ao município. “O estado tem investido em várias áreas. São programas na saúde, em travessias urbanas, Tá na Mesa, o condomínio Cidade Madura, garantindo geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da nossa população, demonstrando a importância do diálogo e da parceria entre o Governo e a prefeitura”, celebrou.
O Hospital Regional de Catolé do Rocha realiza 5.700 atendimentos por mês, entre eles, exames de ultrassonografia, Raio-X, partos cesáreos, cirurgias gerais, além de consultas médicas. Para a implantação dos 10 leitos de UTI foi realizada reforma no hospital, permitindo cirurgias mais complexas, além do oferecimento da abertura do Centro Ortopédico. Os recursos foram oriundos do tesouro estadual e de emenda parlamentar do deputado federal Gervásio Maia.
A unidade é referência para os municípios de Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Jericó, Mato Grosso, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz e São Bento, além de várias cidades do Rio Grande do Norte.
No Hospital Municipal da Criança, Lucas Ribeiro conheceu os serviços disponibilizados para atender o público infantil a partir de 29 dias de vida e recebeu o pleito para a realização de convênio entre a prefeitura e o estado para ampliar o atendimento no local.
A agenda do governador em exercício foi acompanhada pelos deputados estaduais Galego de Souza e Gilbertinho; por prefeitos, vereadores e lideranças da região; além de auxiliares da gestão estadual, entre eles, Joaquim Hugo (Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca) e Márcio Roberto (Articulação Política).
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal do Litoral