Com uma área de produção de 2 hectares e meia, o jovem produtor Rafael trabalha com alface, coentro, macaxeira e milho verde produzindo e fornecendo o ano inteiro.
Rafael tem trabalhado a parte de inovação e tecnologia, tanto que no cultivo da alface, além da produção convencional, o produtor implementou a técnica hidropônica que consiste na não utilização do solo para o cultivo, mas no uso de uma estrutura específica, elevada, e que conta basicamente com sol e água.
Os produtores marienses além de conhecerem as técnicas inovadoras para o cultivo das hortaliças, puderam compreender como se dá a comercialização do que é produzido na Hortaliças Cheiro Bom, e o resultado de um trabalho feito com determinação e comprometimento por parte de Rafael.
O objetivo da visita, segundo o Gerente do Empreender Mari, Marcos Sales, foi trazer conhecimento para os produtores, trocar experiências e acima de tudo promover o empreendedorismo no campo através dos jovens com adição de tecnologias inovadoras tentar viabilizar, através de financiamento, essas tecnologias no município de Mari com o objetivo de gerar renda, seja no campo ou na cidade.
“O poder público precisa ser o incentivador, o motivador das boas práticas visando a geração de renda, seja no campo ou na cidade, por isso nós o Empreender Mari estamos empenhados na abertura dessas possibilidades para nosso produtor.”, enfatizou Sales.
Para Sales a sucessão no campo é base para a continuidade das atividades agropecuárias e segurança alimentar da sociedade. “Nós do Empreender Mari entendemos que suas políticas públicas devem ser voltadas para a visão do presente com mudanças futuras, trabalhando de forma planejada e sistêmica”, garantiu.
Na propriedade visitada, além da renda que sustenta a família do Rafael, outras quatro famílias são beneficiadas com a produção, com geração de empregos e oportunidade de trabalho.
O jovem produtor Diego, morador do Assentamento Tiradentes em Mari, ao final da visita comentou as suas impressões do que viu e pretende implementar as técnicas conhecidas na sua propriedade e pediu a ajuda do Empreender Mari para poder financiar parte de seu projeto.
O Agente Local de Inovação do Sebrae, que atua no programa ALI Rural, Adelaido Araújo, que acompanhou a visita disse que é importante esse trabalho que se pretende implantar em Mari visando o desenvolvimento econômico do município, desde o setor rural até o setor urbano.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Assessoria