A partir desta segunda-feira (15), duas vans itinerantes com equipes de saúde da família da prefeitura percorrem comunidades de João Pessoa aplicando vacina contra Influenza (gripe) para crianças de até cinco anos que ainda não se vacinaram.
O objetivo da ação é elevar os índices de imunização deste público e evitar o aumento dos casos de síndromes gripais no município.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, neste momento, o foco é a população infantil, mas os outros grupos prioritários da campanha também serão atendidos pela van itinerante.
“Estamos focados em imunizar as crianças, pois elas têm sido o público mais acometido pelas síndromes gripais e a vacinação é a forma mais eficaz de protegê-las contra o vírus da Influenza. Por isso, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos e levem suas crianças para receber a vacina. Os adultos incluídos nos grupos prioritários também já podem se vacinar”, explicou Alline Grisi.
Todos os dias, cada van itinerante vai estar em um local diferente, com atendimento nos turnos da manhã e da tarde, nos horários das 9h às 11h30 e das 13h às 16h.
Nesta segunda-feira (15), serão visitados os residenciais Vista Alegre e Colinas de Gramame, no bairro Colinas do Sul.
Na terça (16), a ação passa pelos residenciais Canaã e Vista Verde II, no Bairro das Indústrias.
Já na quarta (17), será atendida a população da Comunidade do S, no Roger, e Residencial Nice de Oliveira, em Paratibe.
Na quinta-feira (18) será a vez das comunidades Porto do Capim, no Varadouro, e Saturnino de Brito, nas Trincheiras.
Para encerrar a semana, na sexta-feira (19), a ação vai visitar o Condomínio Amizade, em Paratibe, e Residencial Irmã Dulce, no bairro Colinas do Sul.
Grupos prioritários
A vacinação contra a Influenza está disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Programação das vans itinerantes
Horário: 9h às 11h30 e 13h às 16h
Segunda-feira (15):
Terça-feira (16):
Quarta-feira (17):
Quinta-feira (18):
Sexta-feira (19):
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio