Começam, nesta quarta-feira (10), as fiscalizações da circulação de bicicletas e motos elétricas na Orla de João Pessoa. O ordenamento do tráfego em ciclovias e calçadas será feito por equipes de Mobilidade Urbana (Semob), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Guarda Municipal.
Comerciantes que alugam os equipamentos foram orientados pelas autoridades a cumprir a Resolução 947 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), texto que regulamenta o uso de ciclomotores.
A Resolução 947 permite a circulação de bicicletas elétricas de potência máxima no motor de 350 watts, com velocidade máxima de 25 km/h. Conforme a norma, o motor deve funcionar somente quando o condutor pedalar, não havendo acelerador ou qualquer dispositivo de variação de velocidade e potência.
Além disso, é preciso que as bicicletas possuam campainha, indicador de velocidade, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores dos dois lados e pneus em condições de segurança. O uso de capacete é obrigatório ao ciclista.
“Concluímos nesta terça-feira este período educativo onde mostramos aos comerciantes, na prática, o que é aceito e o que não é permitido segundo o Contran. Os veículos flagrados desrespeitando às normas serão conduzidos ao nosso pátio”, destaca o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
O diretor de Planejamento e Empreededorismo da Sedurb, Julião Ferreira Filho, reforça a importância do cumprimento das regras. Para ele, ao adaptarem os ciclomotores à legislação, os comerciantes estarão ajudando a gestão municipal a manter a orla com seus espaços de convivência e lazer preservados.
“O compartilhamento dos espaços de forma respeitosa, por parte de todos, manterá o ordenamento das calçadas e ciclovias. O Largo de Tambaú é uma das maiores áreas de convivência da cidade, voltado para a socialização da população das mais diversas formas e, por isso, vamos seguir trabalhando para que nada prejudique isso”, argumenta.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio