Ao lado do presidente Lula (PT) e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e Casa Civil, Rui Costa, o governador João Azevêdo (PSB) participou, nesta sexta-feira (12), do lançamento do programa Programa Escolas de Tempo Integral, realizado pelo governo Federal. O lançamento aconteceu em Fortaleza.
Conforme visto pelo ClickPB, João demonstrou a experiência da escola integral na Paraíba, durante os últimos quatro anos. No estado, 302 escolas funcionam em tempo integral, sendo 152 técnicas, nos 223 municípios.
“A Paraíba é o segundo estado do Brasil, proporcionalmente, com escolas em tempo integral e se une nesse esforço gigantesco para fortalecer a maior de todas as políticas públicas. É na escola integral que os alunos têm suas habilidades potencializadas, têm acesso ao ensino profissionalizante e ao projeto de vida. A educação tem recebido investimentos importantes do nosso governo, pagamos o piso do magistério e vamos continuar com o olhar atento para essa que é uma ação de presente e de futuro”, afirmou João Azevêdo.
O programa do governo Federal vai investir R$ 4 bilhões para que estados e municípios consigam expandir em 1 milhão o número de matrículas para escolas de tempo integral.
Na primeira etapa do programa, o Ministério da Educação (MEC) vai estabelecer, junto a estados e municípios, as metas de matrículas em tempo integral, aquelas cuja jornada escolar seja igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.
O programa também prevê ações para formação de educadores, orientações curriculares, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB