O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estará presente na cerimônia já que deixou o Brasil na sexta-feira, sem avisar os seus apoiadores, e foi para Miami na Flórida.
Festival cultural
A equipe de Lula prevê que até 300 mil pessoas participem das atividades do chamado Festival do Futuro, que ocorrerá antes e após a cerimônia de posse. O festival de música terá dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, erguidos na Esplanada dos Ministérios, na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.
As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h, com pausa durante o rito da posse, e retorno a partir das 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival. Lula já confirmou sua presença no evento, mas o horário de sua participação ainda não foi divulgado.
Além dos shows de artistas como Chico César, Delacruz, Duda Beat, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos e Geraldo Azevedo (a lista completa está no final desta matéria), também haverá um festival culinário.
Desfile, juramento e faixa
Além dos shows, a posse terá o rito oficial que marca a passagem de governo. A cerimônia será iniciada com o tradicional desfile de Rolls Royce pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.
Ao chegar ao Congresso Nacional, Lula fará um discurso e o juramento à Constituição. É o momento também de cumprimentar os parlamentares, que serão necessários para a sua governabilidade. Será a terceira vez que o petista realizará esse ritual.
Do Congresso, Lula se dirigirá ao Palácio do Planalto e, novamente, desfilará de Rolls Royce ao lado da futura primeira-dama Janja Silva. Chegando no destino, Lula fará a subida da rampa para receber a faixa presidencial.
Já tendo recebido a faixa, Lula seguirá para o Palácio do Itamaraty, onde se reunirá com líderes mundiais que estarão no Brasil para prestigiar o novo presidente. Mais de 20 chefes de Estado já confirmaram presença na posse e cerca de cem países já confirmaram que serão representados na cerimônia.
Segurança
A segurança é uma das preocupações para a ocasião. Coordenadora da organização da posse, a esposa de Lula, Janja da Silva, disse que a segurança não será diferente da que já foi disponibilizada para o petista durante as eleições presidenciais. A futura primeira-dama minimizou preocupações e disse que seguirá o protocolo necessário.
“A preocupação com segurança é a que sempre tem, a que envolve um presidente da República”, afirmou.
Entretanto, após um explosivo ser encontrado próximo ao aeroporto de Brasília, e as investigações chegarem até um bolsonarista, a segurança se tornou mais preocupante do que já costuma a ser. Nesta quarta-feira, 28, após pedido do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão temporária do porte de armas no Distrito Federal.
Veja abaixo os artistas que irão se apresentar no Festival do Futuro:
Aíla
Alessandra Leão
Aline Calixto
Almério
BaianaSystem
Chico Cesar
Clóvis
Daniel Ganjaman
Delacruz
Doralyce
Drika Barbosa
Duda Beat
Ellen Oléria
Fernanda Takai
Fernanda Abreu
Fióti
Flor Gil
Francisco El Hombre
Gaby Amarantos
Geraldo Azevedo
GOG
Jaloo
Jards Macalé
Johnny Hooker
Juliano Maderada
Kaê Guajajara
Kleber Lucas
Lirinha
Luê
Luedji Luna
Lukinhas
Leonardo Gonçalves
Leoni
Marcelo Jeneci
Margareth Menezes
Maria Rita
Marissol Mwab
Martinho da Vila
MC Marks
MC Rahell
MN MC
Odair José
Otto
Pablo Vittar
Paula Lima
Paulo Miklos
Paulo Vieira (apresentação)
Rael
Rappin Hood
Renegado
Rogéria Holtz
Romero Ferro
Salgadinho
Sarah Renata
Teresa Cristina
Thalma de Freitas
Titi Müller (apresentação)
Tulipa Ruiz
Urias
Valesca Popozuda
Zé Ibarra
Zélia Duncan
Da Redação
Do Portal Umari
Com Polêmica Paraíba
Créditos: Terra