No Vem Brincar no Jardim, o dia será repleto de brincadeiras, como amarelinha, corrida de saco, bambolê, jogos como quebra-cabeça, entre outras atividades. A programação seguirá das 13h30 às 16h30 e não é necessário fazer inscrição prévia. A expectativa é trazer muita diversão ao público.
“A equipe do Jardim Botânico preparou essa programação com muito carinho esperando proporcionar muita diversão e contato com a natureza. Além da programação de férias, os visitantes podem conhecer o Jardim Botânico através das nossas trilhas interpretativas. Lembrando que toda a nossa programação é gratuita”, comentou Juliana Coutinho, bióloga do Jardim Botânico.
Este ano, as atrações incluem uma peça teatral (14) e a Oficina de Fitoterápicos Indígenas (21), que terá o intuito de partilhar conhecimento sobre plantas e ervas medicinais. A oficina começa às 9h e serão disponibilizadas 12 vagas. Também no dia 21, será realizada mais uma tarde de Vem Brincar no Jardim.
Já a Trilha Poética será uma performance com poemas que ressaltam os nossos maiores poetas e o fazer poético (28), com início às 10h e 25 vagas. Para participar dessas atividades será necessário fazer inscrições prévias disponibilizadas no Instagram do Jardim Botânico, devido ao limite de vagas.
Localizado na Mata do Buraquinho, em João Pessoa, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão é considerado um dos maiores remanescentes naturais de Mata Atlântica em área urbana do país. É uma instituição que mantém coleções documentadas de plantas diversas, possui flora e fauna nativas e tem a finalidade de dar suporte às atividades de pesquisa, fomentar a conservação, promover a educação ambiental e o lazer contemplativo.
Criado pelo governo do Estado em 2000, o Jardim Botânico é também local para estudos de espécies da fauna e da flora. Através de três trilhas, o turista pode vislumbrar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica. Entre as plantas estão sucupira, cajazeira (a árvore do cajá), copiúba (que serve de alimento para os sagüis), orquídeas e bromélias.
Entre os animais, podem ser vistos exemplares de tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, preguiça, borboletas e pássaros (picapau, sabiá, anum-preto e jacu). As atrações incluem ainda a “árvore do abraço”, um dendezeiro que cresceu no meio de uma gameleira, dando a impressão de que as duas árvores estão enlaçadas. O passeio é acompanhado por guias e guardas florestais.
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora