Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, 8.262 cachorros foram roubados no Brasil, segundo levantamento da plataforma HelloSafe Brasil. Isso quer dizer que, por dia, oito cães são levados de sua casa no país.
Os responsáveis pelo estudo destacam a possibilidade de subnotificação: o número pode ser consideravelmente maior, uma vez que muitos donos não acreditam que o animal tenha de fato sido levado por criminosos e pensam que apenas fugiu de casa.
Nessa modalidade de crime, o preço dos pets roubados pode variar entre R$ 500 e R$ 4.500.
A pesquisa revela, ainda, que a raça shih tzu é a mais cobiçada pelos infratores. Pit bull, Spitz alemão, pug e pinscher, nessa ordem, aparecem em seguida.
Dos mais de 8.000 roubos de cão em quase dois anos, 1.350 ocorreram em São Paulo, estado que lidera o ranking desse tipo de delito.
Em sequência, estão Santa Catarina (1.133), Rio Grande do Sul (722), Paraná (684) e Rio da Janeiro (552).
O principal fator para que grande parte das ocorrências tenha sido em cidades paulistas é a população, mas não o único, explica Gabriella Maciel, representante da pesquisa.
“A facilidade de acesso ao local de denúncia. Então, em São Paulo, principalmente na capital, as pessoas conseguem ir com facilidade a um centro policial para registrar essa ocorrência, o que pode influenciar esse registro”, afirma.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB