Na capital do estado, os banhistas que forem à praia do Cabo Branco devem evitar o trecho em frente a rotatória, no final da Avenida Cabo Branco e a parte da praia que fica em frente a galeria de águas pluviais, já próximo ao Farol. Outro local impróprio para banho é a praia do Arraial, no extremo sul de João Pessoa, em frente a desembocadura do Rio Cuiá.
Em Pitimbu, os banhistas devem evitar entrar no mar na praia do Maceió. A medição semanal da Sudema constatou que o trecho em frente a desembocadura do riacho Engenho Velho não está próprio para banho.
Já todos os trechos de praias em Conde, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca estão próprios para banho. As amostras foram coletadas entre 26/12 e 28/12, segundo a Sudema.
A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favoráveis ou não.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB