O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica nesta sexta-feira (30), em publicação no Diário Oficial da União. Os nomeados foram escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem assume o comando da Marinha a partir deste sábado (31) é o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Ele substitui Almir Garnier Santos.
Por enquanto, Olsen foi designado para ocupar o posto interinamente. A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do domingo (1º).
Já Aeronáutica ficará sob o comando do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno a partir de 2 de janeiro de 2023, em substituição a Carlos Almeida Baptista Junior.
Os dois nomes já haviam sido anunciados pelo futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro.
Na quarta (28), o atual presidente nomeou o comandante do Exército, também escolhido por Lula: o general Júlio César de Arruda.
Perfil de Olsen
Desde dezembro de 2021, Olsen ocupa o cargo de Comandante de Operações Navais. Na Marinha desde 1979, ele já passou por dezenas de cargos e comissões. As principais são as seguintes:
- Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais;
- Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
- Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa - EUA.
Perfil de Damasceno
De outubro de 2020 a dezembro de 2022, Damasceno ocupou o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
O Tenente-Brigadeiro ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Entre os cargos de destaque na sua trajetória, estão:
- Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica;
- Comando da Aeronáutica 16-4.