Desde março de 2020, o Brasil teve 22.815.827 casos conhecidos da doença a partir de testes. Mesmo alto, esses números ainda podem estar subnotificados porque os dados da pandemia no Brasil ainda sofrem impacto do apagão nos sistemas do Ministério da Saúde, alvo de um ataque hacker em dezembro.
Além disso, na quarta-feira, a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) recomendou priorizar a testagem para pacientes com sintomas graves, por avaliar que há um “risco real de desabastecimento”.
Com uma aceleração inédita durante a pandemia, o número de casos conhecidos de covid-19 explodiu esta semana no país, o que fez a média móvel de sete dias superar o pico da primeira onda registrada em 2020. A projeção é que, nos próximos dias, o número de casos supere o recorde da segunda onda.
Segundo o painel de dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), ontem o país registrou 87.471 novos casos conhecidos, fazendo a média móvel alcançar 52.271.
O crescimento de casos este ano impressiona. Dez dias antes, em 3 de janeiro, foram 11.850 novos casos registrados —alta de 737%, algo inédito para um mesmo período durante toda a pandemia.
Da Redação
Com Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba