O Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista ao ClickPB, neste sábado (3) orientou que os municípios que tenham usado doses vencidas das vacinas contra a Covid-19 refaçam a vacinação. Segundo o gestor, não há eficácia das aplicações que foram feitas, uma vez que, com o vencimento, o produto perde a eficácia. De acordo com o gestor, as pessoas que receberam as doses vencidas deverão ter a reaplicação 28 dias após a vacinação.
Após matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo apontar que milhares de doses de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade, o município de Alagoa Grande admitiu que o erro atingiu 72 pessoas da cidade. A matéria aponta que o problema teria ocorrido em 48 municípios paraibanos. Parte das prefeituras nega ter usado vacinas vencidas, justificando que houve um erro apenas na data de registro da vacinação no sistema. Outra parte ainda não se manifestou sobre o assunto.
Em vídeo, o secretário de Saúde da cidade, André Fernandes, informou que a falha ocorreu entre março e abril na aplicação de segunda dose da vacina. O secretário contou que, assim que o erro foi identificado, foi comunicado à Secretaria de Saúde estadual. ''Foi nos dado a informação, na semana passada, de que deveríamos refazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira a refazer essas 72 doses e acreditamos que até o final da próxima semana, todas as 72 pessoas estarão vacinadas'', afirmou.
Municípios que já disseram que foi erro de registro:
Da Redação
Com Click PB