Baía da Traição e Marcação receberão apenas vacinas para completar o esquema vacinal da população, uma vez que todos os habitantes já foram contemplados com a 1ª dose.
A distribuição, ao contrário do que foi divulgado pelo secretário municipal de Saúde da Capital, Fábio Rocha, é proporcional à população e simultânea entre os municípios. Isso tem garantido que a Paraíba seja destaque nacional desde que iniciou o processo de vacinação.
Nesta quinta-feira (1) estão sendo distribuídas 79.265 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz, sendo 57.765 exclusivamente para vacinação da 1ª dose para a população a partir dos 18 anos de idade e 21.660 destinadas para completar o esquema vacinal da população contemplada na 12ª pauta. As 21.102 doses do imunizante da Pfizer/Comirnaty serão recepcionadas ainda na tarde desta quinta e serão também destinadas exclusivamente para iniciar o esquema vacinal na população adulta da Paraíba. A distribuição acontecerá nesta sexta-feira (2).
A Paraíba está adotando a idade como único critério para vacinação, mas a população pertencente aos grupos já abertos e que ainda não se vacinou, mantém o direito garantido, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros: “Com a organização por faixa etária, deixa de existir a necessidade de grupos prioritários, mas aquela população que já estava contemplada e ainda não recebeu a primeira dose da vacina, mantém o lugar na fila de vacinação”, esclarece.
O secretário mencionou ainda a expectativa de recepcionar doses da Janssen (Johnson & Johnson): “Após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estamos aguardando informações sobre o quantitativo de doses que receberemos. A expectativa é adiantar bastante a vacinação em todo estado, já que se trata de um imunizante de dose única”, finalizou.
Na Paraíba, a vacinação contra a covid-19 foi iniciada aos 19 de janeiro de 2021 e já foram aplicadas 1.761.914 doses. O estado soma 510.946 pessoas que já receberam ambas as doses, 5.210 que foram vacinadas com imunizante de dose única e 1.245.758 que receberam a primeira.
Da Redação
Com PB Agora