A senadora Daniella Ribeiro questionou a atuação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na condução das negociações internacionais em meio à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (25), a parlamentar paraibana relatou ter dito a seguinte frase ao ministro: “em dois dias o Senado fez o que o senhor não fez em dois anos.”
“O ministro das Relações Exteriores (Ernesto Araújo), que ontem (24) esteve no Senado, ele recebeu de 80 senadores, isso nunca aconteceu no nosso país, reprimenda e pedido de saída (do Ministério). Isso significa dizer que hoje ele não tem condições de negociar vacina com países aliados, com os que produzem, inclusive com o Brics, onde o Brasil é o único que ainda não mostrou ter essa condição de discussão. O ministro não tem condição de sentar à mesa junto à China e aos Estados Unidos, por tudo que ele tuitou contra a China, chamando de ‘vachina’, dizendo que quem tomasse a vacina era comunista, toda parte ideológica, dizendo que (Joe) Biden ganhou a eleição (nos Estados Unidos) no roubo. Então tudo que foi de agressividade, infelizmente, trouxe prejuízo”, pontuou a senadora em entrevista ao Arapuan Verdade, conforme apurou o ClickPB.
Daniella Ribeiro destacou a letalidade do coronavírus e como ele atingiu quase 4% dos senadores, que perderam a vida para a Covid-19, inclusive o senador paraibano José Maranhão. “Se vocês olharem, dos 513 deputados federais, nenhum morreu pela Covid. Mas, do Senado, por termos 81 (senadores), quase 4% perdeu a vida pela Covid. Pode-se dizer ‘ah, mas porque eram idosos’, como foi com o nosso conterrâneo José Maranhão e o Arolde de Oliveira (do RJ). Mas o Major Olímpio já pegou uma cepa mais pesada, e com 59 anos perdeu sua vida.”
Ela lamentou o fato da pandemia ter sido tratada de forma ideológica, o que causou divisão com a ciência. “O presidente insistiu em uma retórica diferenciada, onde tinha um entendimento ideológico, partilhado por grande parte dos seus ministérios. Lamentavelmente, nessa divisão de entendimento de ciência e ideologia, isso confundiu bastante a nação brasileira e é óbvio que isso trouxe muito prejuízo.”
Da Redação
Com Lucas Isídio/Click PB