O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta sexta-feira (18), ao lado do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), a adesão de partidos de esquerda ao seu bloco na disputa pela presidência da Câmara.
O candidato de Maia ainda não foi definido, mas Aguinaldo Ribeiro vem ganhando força nos bastidores. Baleia Rossi (MDB) é outro nome que está sendo cotado.
Anunciaram o apoio, em carta lida por Maia, representantes dos seguintes partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PC do B, Rede. Essas siglas reunem 269 deputados. Ainda, há 12 deputados do PSL que estão suspensos e não estão sendo contados na bancada pela Câmara.
O bloco de Maia se contraporá a Arthur Lira (PP-AL), o 1º a lançar candidatura. Líder do Centrão, ele se aproximou do presidente Jair Bolsonaro ao longo de 2020. É o o postulante preferido do Planalto.
No bloco de Arthur Lira, estão partidos que somam 204 deputados, mas como a eleição tem voto secreto, esses números podem ser maiores ou menores. Até lá, as articulações seguem a todo vapor.
Da Redação
Com Polêmica Paraíba