A Paraíba completa, nesta sexta-feira (18), seis meses desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no estado e os dados mostram que o estado chegou ao topo da curva de contágio, seguindo estável com uma média de 700 novos casos e entre 10 e 15 mortes por dia. O Estado segue hpa duas semanas na faixa azul que indica redução de mortes no Brasil, segundo dados do Consórico de Imprensa.
Os números de novos casos e novas mortes confirmadas pela doença no estado começou a subir drasticamente a partir do segundo mês de pandemia (entre abril e maio), atingindo o pico entre os meses de junho e julho, quando o estado chegou ao final do quarto mês de pandemia. Nos dois meses seguintes, o número absoluto de novos casos e novas mortes começou a cair, mas não na mesma velocidade do início da doença.
João Pessoa continua sendo a cidade mais afetada pela doença, com 28.765 casos confirmados e 867 óbitos neste período. Campina Grande aparece em seguida, com 12.710 casos e 362 mortes. Guarabira fica em terceiro com 4.409 casos e 66 mortes, Patos em quarto com 4.049 casos e 88 mortes e Santa Rita fecha as cinco cidades com mais casos com 3.274 registros e 150 óbitos.
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Paraíba já registrou mais de 115 mil casos da doença. No total a Paraíba tem 115.359 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES)). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 2.670 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença.
Da Redação
Com PB Agora