A equipe do Hospital Geral de Mamanguape concluiu, nessa segunda-feira (31), as atividades referentes à campanha Agosto Dourado. A série de ações que marcaram a edição deste ano ocorreram conforme as diretrizes estabelecidas pelo novo normal, o que incluiu a realização e participação em palestras e treinamentos online.
Além disso, a unidade de saúde intensificou os momentos entre as mães assistidas e os profissionais da Enfermagem, Nutrição e Psicologia, sempre com o propósito de orientar e esclarecer todas as dúvidas relacionadas à amamentação.
Como resultado, a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano, localizado no próprio complexo hospitalar, registrou um aumento considerável nas doações, se comparado com a média dos sete meses anteriores, ultrapassando os 9.000 ml no mês da campanha, mais do que o dobro da média deste ano.
Para a enfermeira Amanda Figueiredo, responsável pelo Posto de Coleta e consultora em amamentação, os bons resultados da campanha, são uma consequência do trabalho que já é realizado constantemente na unidade. “Buscamos ao longo do ano e, sobretudo, durante o mês de agosto, realizar ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno, bem como a doação de leite humano. Queremos mostrar às mamães que os benefícios da amamentação são incalculáveis e atingem diretamente as famílias e até mesmo o meio ambiente”, afirmou.
A unidade de saúde reforça que recebe doações de potes de vidro com tampa plástica e cadastrando novas doadoras. Esses potes, depois de higienizados, servirão para armazenar o leite doado, já os cadastros das interessadas em doar leite materno e participar do projeto Rota Domiciliar, que recolhe essas doações, podem ser feitos através do telefone (83) 3292-9056. Destacamos que a doadora não pode apresentar sintomas da Covid-19 ou ter Sífilis, HIV e/ou Hepatite.
Da Redação
Com PB Agora