O governador João Azevêdo (Cidadania) criou o Comitê Gestor de Gasto Público para estabelecer diretrizes para otimização dos gastos públicos. O gestor explica que o Comitê surge, entre outros motivos, da necessidade de manter o equilíbrio das contas públicas, sem comprometer a prestação de serviços aos cidadãos.
De acordo com o Decreto governamental, o Comitê Gestor manterá controle permanente dos gastos públicos e se reunirá para tratar da análise das aquisições de bens e a contratação de serviços comuns no âmbito da administração e outros assuntos relacionados com as despesas públicas.
Serão acompanhados, por exemplo, gastos com telefonia e internet, combustível, auxílio alimentação, passagens aéreas, participação em congressos e seminário, alem de segurança, manutenção patrimonial, estagiário e apoio administrativo. O pagamento de diárias aos servidores em deslocamento também será avaliado.
Caberá ao Comitê desenvolver estudos para otimizar as despesas com pessoal, aquisições de bens, prestação de serviços por pessoas físicas e jurídicas, auxílios, consumo de água e coleta de esgoto, consumo de combustível, serviços de dados e internet, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, locação de veículos e de bens imóveis, passagens aéreas e terrestres, despesas com locomoção e diárias de pessoal militar e civil.
Da Redação
Com Mais PB