O senador Zé anunciou, nesta quarta (dia 26), ter conseguido a liberação, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, de R$ 50 milhões para as obras do Ramal de Piancó, que deverão beneficiar mais de 1 milhão de pessoas em 37 municípios paraibanos, com capacidade para perenizar o Rio Piancó “levando segurança hídrica à cidade de Conceição, e o abastecimento do maior açude do Estado, o Coremas-Mãe d´Água”.
Segundo Maranhão, ministro Rogério Marinho sinalizou a garantia dos recursos para continuidade da adutora, conhecida como o Terceiro Eixo da Transposição do São Francisco: “A construção do Ramal de Piancó é a obra mais importante na nossa trajetória de trabalhar com prioridade para assegurar água de beber aos paraibanos e para irrigação, trazendo possibilidade de desenvolvimento para a Paraíba.”
Segundo explicou o engenheiro Alberto Gomes, o coordenador do Dnocs, a parte relativa ao material e equipamentos já foi licitada e contratada e “falta agora a ordem de serviço para a obra, cuja assinatura deve ocorrer em primeiro de novembro”, explicou, acrescentando que o valor total previsto para a construção do Ramal é de R$ 170 milhões.
O ministro Rogério Marinho expressou apoio ao senador José Maranhão no objetivo de resolver a questão hídrica e disse que pretende fortalecer o Dnocs como instituição encarregada desse projeto. Também afirmou que vai fornecer uma perfuratriz para abertura de novos poços artesianos. O ministro prometeu participar da cerimônia de assinatura para a ordem de serviço da obra, para a qual convidará também o presidente Jair Bolsonaro.
Da Redação
Com HELDER MOURA