A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação modernizou os 44 pontos de iluminação pública às margens da PB-073, substituindo as convencionais lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias LED que, além de iluminarem melhor, são mais econômicas e duram até três vezes mais. Outra vantagem é que a coloração da luz emitida pelas luminárias de tecnologia LED melhora a experiência do cidadão ao circular pelas vias em período noturno, uma vez que a sua tonalidade apresenta uma melhor reprodução da cor ao olho humano.
A menor taxa de falha das luminárias LED também merece destaque. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentam uma taxa de falha em torno de 6%, o índice das luminárias LED é de apenas 1%, tendo a tecnologia como principal aliada.
Outro benefício está no uso de tecnologia de ponta, substituindo as lâmpadas a vapor de sódio, modelos ultrapassados baseados na indústria química e com considerável potencial poluente. Desta forma, as luminárias LED têm componentes baseados na indústria eletrônica, contribuindo para tornar Mari uma cidade que cuida do meio ambiente e preza pela sustentabilidade.
O foco desse projeto de substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, segundo o prefeito Antonio Gomes é a segurança pública e a economia na taxa de iluminação. “A questão da iluminação, é um fator importante para aumentar a segurança dos marienses nas ruas, por isso fizemos estudos até chegarmos a esse modelo implantado. Vale observar que, essa é uma continuidade do que já foi implantado em diversas ruas da cidade, e pretendemos ampliá-lo, de forma que, possamos conseguir atingir 100% do município com esse benefício”, disse o gestor municipal.
GALERIA DE FOTOS
Da Redação
Com Assessoria