Preocupado com a demora na retomada do bombeamento das obras da transposição do Rio São Francisco no Eixo Leste, o deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), encaminhou ofício ao Ministério da Integração Nacional, solicitando agilidade para a conclusão dos reparos na obra. O parlamentar também enviou o mesmo documento a bancada federal da Paraíba em Brasília, e pediu aos deputados e senadores para reforçarem junto ao Ministério o pedido de conclusão urgente dos reparos.
Moacir que já fez visitas ao local da Transposição, ressaltou que a obra já foi concluída, restando apenas os reparos o que não justifica tanto tempo com o bombeamento suspenso. O bombeamento de águas da Transposição do Rio São Francisco no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, voltou a ser suspenso, em fevereiro.
“Precisamos mobilizar a bancada federal para urgentemente normalizarmos essa situação” observou.
Esta foi a terceira vez que o reservatório fica sem a vazão em menos de um ano. A primeira interrupção foi em março de 2018. A segunda, aconteceu no início de fevereiro e durou até o dia 14, quando o serviço foi restabelecido. No entanto, por decisão do Governo Federal, o bombeamento foi novamente suspenso. Moacir quer que o sistema de bombeamento da transposição seja religado urgentemente.
Recentemente Moacir Rodrigues integrou a comissão que realizou uma visita técnica às obras do Eixo Norte do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para tomar conhecimento do andamento da obra e tornar a Casa Epitácio Pessoa ciente do que ainda será feito.
O deputado do PSL também lamentou o atraso das obras e anunciou que a ALPB, juntamente com deputados de outros estados da bacia receptora, terá agenda com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para cobrar a conclusão do Eixo Norte da Transposição.
“Vamos lutar, não podemos esperar que essa obra demore mais 100 anos. Precisamos de água e essa obra não pode se arrastar mais por tanto tempo. Já temos uma agenda com o ministro e pretendemos levar não só deputados da Paraíba, mas de outros estados da bacia receptora de águas do projeto de transposição”, declarou.
Do PB Agora