A responsável técnica da Odontologia do Complexo Hospitalar, Maria do Carmo Pessoa, pontuou a importância do atendimento. “No momento que as defesas humanas caem, os micro-organismos atacam e se reproduzem gerando vários tipos de doenças e complicações. Se tratando dos pacientes internos, essa situação pode ser gravíssima e até mesmo fatal. Com a ajuda da equipe de Odontologia, conseguimos prevenir, tratar e reabilitar o paciente de maneira eletiva e efetiva, para conclusão do tratamento necessário” destacou.
Ressaltando a importância desse tratamento para os internos, a odontóloga Thamiris Pereira destacou que o atendimento odontológico é um cuidado pré-cirúrgico indispensável. “Quando o paciente chega ao hospital é feita uma análise do seu estado de saúde em detalhes, para que o tratamento correto seja disponibilizado. Caso necessite dos serviços da Odontologia, a nossa equipe o atenderá no próprio leito, a fim de garantir sua aptidão para o procedimento cirúrgico”, acrescentou.
Vera Lúcia Fernandes, 30 anos, moradora da cidade de Bonito de Santa Fé, interior da Paraíba, é cardiopata e chegou até o Hospital Metropolitano para realizar um procedimento cirúrgico. Ela relata que não tinha noção da importância do tratamento dentário para a realização da cirurgia. “Eu vim pra o hospital fazer a cirurgia da troca da válvula do meu coração, e não esperava ser atendida por dentistas e receber o tratamento que recebi. Eu nunca imaginei que os meus dentes pudessem influenciar na cirurgia. Estou muito feliz com o atendimento que venho recebendo aqui no hospital, os dentistas extraíram alguns dos meus dentes e restauram outros. Agora, depois desse atendimento, o médico disse que já posso fazer a cirurgia”, afirmou.
Saúde Bucal - Estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. A ação da Odontologia reduz em mais de 50% a administração de antibiótico e tempo de internação.
Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.
Da Redação
Com PB Agora