O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), vinculado à Universidade de Campina Grande (UFCG) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vem promovendo um Programa Multidisciplinar de Tratamento do Tabagismo (PMTT), que já beneficiou mais de 700 pessoas que pararam de fumar.
Segundo a Pesquisa Especial de Tabagismo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, a Paraíba é o terceiro Estado do Brasil com maior número de usuários de tabaco acima de 15 anos de idade.
Além disso, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer e da Secretaria do Estado da Saúde, existem mais de 500 mil fumantes na Paraíba. Por ano, 2,5 mil pessoas morrem no Estado em consequência do fumo
O atendimento aos pacientes do PMTT é semanal, sempre às sextas-feiras, a partir das 13h. Já o ingresso de novas pessoas no programa é feito toda primeira sexta-feira de cada mês. São ofertadas 30 vagas, mensalmente, para novos integrantes. O serviço tem como público-alvo tabagistas maiores de 18 anos de ambos os sexos, brasileiros natos ou naturalizados.
Nosso objetivo é contribuir para a diminuição dos índices de tabagismo na Paraíba, orientando sobre os males causados pelo fumo e oferecendo assistência multiprofissional e multidisciplinar”, afirmou a coordenadora do programa, Deborah Dantas.
Da Redação
Com Portal Correio