Na última segunda-feira (23), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) atendeu a uma ocorrência que terminou com o nascimento de um bebê no Centro de Campina Grande. A equipe fazia o transporte da gestante para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), quando o bebê nasceu.
Era a primeira ocorrência do dia da equipe de socorristas. Eles foram chamados para dar o suporte a uma gestante, de 32 anos de idade, no bairro Santa Rosa. Segundo a equipe, a mulher sentia 4 contrações a cada 10 minutos e a bolsa havia estourado. O condutor e a enfermeira aplicaram soro na gestante e seguiram para o Isea.
Na altura da rua 13 de Maio, a mãe deu à luz dentro da ambulância. “Eu fiz massagem no bebê, realizei a limpeza e cortei o cordão umbilical. O garoto chorou e depois eu orientei que a mãe amamentasse o filho. Ela se tranquilizou e ficou muito feliz”, disse a enfermeira Natália Montenegro.
Logo em seguida, mãe e filho foram encaminhados para a maternidade do Isea, onde receberam todos os cuidados necessários. O garoto Antony nasceu pesando 3,4 kg e medindo 50 cm. O bebê precisou ficar na UTI neonatal para receber o suporte de respiração.
“Como ela é uma mãe solteira e não tinha nenhum acompanhante, fizemos questão de ficar durante todo o atendimento no Isea, até que eles fossem acomodados e estivessem completamente tranquilos”, disse a enfermeira Natália.
Esse é o terceiro filho de Elizângela da Silva. "A equipe do SAMU foi ótima, muito prestativa, cuidaram muito bem do meu filho, enrolaram, ajeitaram e me acompanharam o tempo todo", declarou a mãe. Já a enfermeira Natália falou que estava ansiosa para voltar ao Isea e encontrar os dois. “Foi um presente de Deus", declarou
Da Redação
Com Click PB