O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) foi escolhido pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para coordenar a comissão que a Casa criou para acompanhar a crise hídrica que a região de Campina Grande enfrenta.
Além de diagnosticar os problemas enfrentados por Campina Grande, a comissão deve elaborar uma relatório apontando ações que podem minimizar os efeitos com a estiagem, apontando para o Governo Federal sugestões de socorro à cidade que depende de medidas emergências.
“No centro da cidade, onde se concentra a economia local, o racionamento deixa o bairro sem água das 13h do sábado até 0h da quinta-feira todas as semanas. Alguns estabelecimentos passaram a ser abastecidos por carros-pipa. O único negócio que está lucrando é a venda de baldes e caixas d’água”, destacou Rômulo, apontando o dano que a seca vêm causando à economia da cidade, uma das mais importantes do interior nordestino.
O açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, que é responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios, está operando no volume morto e pode entrar em colapso, caso a transposição, ou as chuvas, não cheguem na medida adequada em 2017.
Além de Rômulo Gouveia, integram a comissão os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Hugo Motta (PMDB-PB), Efraim Filho (DEM-PB) e Raimundo Gomes Matias (PSDB- CE).
Da Redação
Com Polêmica Paraíba