O Hemocentro da Paraíba aderiu à campanha Novembro Azul para sensibilizar os homens sobre a importância da doação de sangue. A ação acontece durante todo mês. Em se tratando da programação das coletas externas, para o mês de novembro, haverá nove coletas externas de sangue. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem nesta sexta-feira (4) na Facene/Faceme, em Gramame.
Na quarta-feira (9), a unidade móvel estará na Cehap, no bairro de Mangabeira (João Pessoa), e no dia 12 (sábado), na Igreja Adventista, no bairro dos Bancários, também na Capital. No dia 19 (sábado), a coleta será na Igreja Adventista do bairro das Indústrias.
De 21 a 25 de novembro, o Hemocentro da Paraíba comemora a Semana do Doador, e no dia 23 (quarta-feira), a unidade móvel estará na Faculdade Iesp localizada na BR 230- KM 14.
Em 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro vai festejar a data com uma programação especial na sede da instituição. Já a unidade móvel estará em frente à Assembléia Legislativa onde todos os interessados também poderão comparecer.
A programação de coletas externas continua no sábado (26), no Centro Espírita Viana Carvalho, no bairro dos Expedicionários. No dia 29 (terça), a coleta externa estará no município de Mamanguape, na Empresa Doce Mel.
A atividade será finalizada na quarta-feira (30) no município de Santa Rita, na Praça do Chafariz, bairro de Tibiri.
A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de onze hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Da Redação
Com PB Agora