Paraíba conta com seis bancos de leite humano e 22 postos de coleta, estrategicamente, implantados nas regiões do estado.
Começa no próximo dia 16 a IV (4ª) Semana Estadual de Doação de Leite Materno, no Centro de Referência para Banco de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa. A campanha vai até 20 de maio, com diversas atividades envolvendo estudantes universitários, profissionais de saúde de faculdades privadas, doadoras e mães de bebês internos receptores de leite. O objetivo é estimular e salientar a importância da doação. Veja abaixo como doar.
“A semana de doação de leite materno é muito importante porque é uma conquista do nosso governo. Há quatro anos celebramos com esta mobilização e, assim, a sociedade se sensibiliza, e, consequentemente, mais doadoras se cadastram no nosso programa”, comentou a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.
De acordo com a programação, no próximo dia 16, das 6h às 9h, no Busto de Tamandaré (orla de Cabo Branco/Tambaú), será realizada a abertura do evento com panfletagem, informações sobre doações de leite e de vidros e ainda serão oferecidos serviços de verificação de pressão; teste de glicemia; orientações nutricionais, entre outros.
Nos dias 17 e 18, serão realizadas atividades com os estudantes das faculdades FPB (Faculdade Internacional da Paraíba); Facene (Faculdade de Enfermagem Nova Esperança) e FCM (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba). Na quinta-feira (19), serão promovidas atividades internas na Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas, na capital. A programação da IV Semana Estadual de Doação do Leite Materno será encerrada no Banco de Leite, na sexta-feira (20).
A Paraíba conta com seis bancos de leite humano e 22 postos de coleta, estrategicamente, implantados nas regiões do estado. Para o suporte técnico e coordenação geral, os bancos contam com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, anexo à Maternidade Frei Damião, que desde sua inauguração contribui para o fortalecimento e incentivo à prática da amamentação.
Como doar
Toda mulher saudável que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar a vida de centenas de crianças prematuras. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio.
Da Redação
Com Portal Correio