Últimas Notícias

JORNAL AMERICANO DIZ QUE DILMA SERÁ AFASTADA DO GOVERNO QUANDO ECONOMIA DÁ SINAIS DE MELHORA

Em matéria desta segunda-feira (2), o jornal Financial Times destacou mais uma vez a crise vivenciada pelo Brasil. Desta vez, a publicação ressalta que a turbulência do Brasil esconde sinais de crescimento, enquanto os sinais de esperança na economia podem ter vindo tarde demais para a presidente Dilma Rousseff.
“Dilma está lutando contra um processo de impeachment no Senado para manipular contas públicas. No entanto, a maioria acredita que o seu verdadeiro crime, aos olhos dos mercados, da indústria e dos eleitores, foi o assassinato de uma das histórias de crescimento econômico mais promissoras do mundo”, afirma o FT.
Assim, destaca a publicação, uma grande ironia é que, num momento em que o Senado se prepara para a votação em 11 de maio que deve aceitar o pedido de impeachment e afastar a presidente,é que haja sinais – mesmo que fracos – de que a economia do Brasil está se recuperando.
Isto provavelmente não será suficiente para salvar Dilma, mas poderia ajudar o provável sucessor, Michel Temer, que tem no radar promessas de políticas para retomar a saúde econômica do País.
O jornal destaca o cenário de forte retração econômica, combinação do fim do superciclo de commodities e de erros de política econômica, como controle de preços administrados, taxa de juros artificialmente baixa e estímulos a alguns setores da economia.
Michel Temer herdará uma economia na maior recessão em um século, afirma o FT, com perspectiva de retração de 3,8% do PIB em 2016, desemprego batendo os 10,9% e o cenário de crédito deteriorado. Porém, alguns indicadores, como expectativas de inflação, estão começando a ficar mais positivas novamente.
Outros ajustes no centro da economia incluem uma queda no custo do trabalho, enquanto o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tentou reverter alguns dos erros, com a remoção dos preços administrados. Além disso apesar de, recentemente, o real ter se fortalecido, a desvalorização dos últimos meses ajudou o balanço em conta corrente do Brasil.
“Alguns economistas dizem que, se Temer for capaz de montar uma equipe econômica crível, o círculo virtuoso poderia continuar”, diz o jornal. As taxas de juros poderiam começar a cair este ano, o investimento poderia subir e haver uma estabilização das finanças públicas. Mas o crescimento poderia ser “vago” dada a fraqueza da economia e da necessidade de aperto fiscal. Além disso, com a estabilidade política de um governo Temer também incerta com os escândalos de corrupção também atingindo o PMDB, os investidores seguem cautelosos com o Brasil, reforça o jornal.
Da Redação
Com Brasil-247
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.