Últimas Notícias

2016/2018: Acredito na união de Ricardo e Cartaxo – O cristal ainda não foi quebrado ! – Por Rui Galdino

Por Rui Galdino Filho
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Todos nós sabemos que a política é muito dinâmica e que o adversário de hoje, poderá ser o aliado de amanhã e vice-versa. No entanto, para que isso aconteça é preciso ter no mínimo coerência e bom senso. Pois bem. Ainda hoje eu não consigo entender os verdadeiros motivos do racha político entre o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, e o governador do estado, Ricardo Coutinho. É verdade, que para muitos, esse racha é muito bom, pois, deverá beneficiar alguns interesses políticos pessoais e também partidários. No entanto, afirmo, que essa divisão política não foi, não é  e nem será boa para João Pessoa e nem para a Paraíba.
Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo, são dois políticos muito parecidos, ambos de origem petista e de uma trajetória individual de vitórias sucessivas. Além disso, são dois gestores públicos honestos, trabalhadores, republicanos, bem articulados e que tem dado uma contribuição muito grande pelo desenvolvimento da nossa capital e do nosso estado. Não importa saber quem fez mais ou menos, o importante é que ambos façam sempre mais, no sentido de melhorar as condições e a vida do povo pessoense e paraibano.
Ricardo e Luciano, são dois homens públicos de palavra, de muita visão política, pragmáticos e carismáticos, são gestores honrados e respeitados, por isso, se destacam perante esse mar de lama que tem caracterizado a grande maioria dos políticos brasileiros. São homens de lutas, que não temem desafios, mas, que não precisam se digladiarem sem a menor necessidade. Ambos, são dois homens de bem, dois grandes estrategistas políticos, cada um no seu quadrado fazendo a sua parte de acordo com as suas condições. Me lembro, que em 2010 eu dizia que se Ricardo e Cássio permanecessem juntos, iriam comandar a política paraibana por muito tempo, porém, Cássio, quebrou o cristal e foi punido com a derrota.
Votei em Ricardo Coutinho duas vezes para a prefeitura de João Pessoa e também duas vezes para o governo do estado. E não me arrependo! Em 2012, votei em Luciano Cartaxo para prefeito de João Pessoa e também não me arrependo! Em 2014, fiquei muito feliz quando Ricardo e Luciano se uniram na eleição estadual, inclusive, votei em Lucélio Cartaxo para senador.  Não só votei, como também trabalhei muito. Em 2014, disse que se Ricardo e Cartaxo permanecessem juntos, a Paraíba iria ter um longo período de prosperidade. E espero que nenhum dos dois quebrem o cristal dessa união política.
Chegamos em 2016, e ambos estão separados politicamente, porém, o cristal ainda não foi quebrado entre Ricardo e Cartaxo. Politicamente, estão separados SIM, porém, ainda não se divorciaram! É por isso que ainda acredito nessa reconciliação. Se sou uma voz isolada que clama no deserto por esta união, é por que sei que existem quatro ouvidos que escutam essa voz. É bom lembrar, que em 2010, o senador Cássio, rompeu com o governador Ricardo, foi com muita sede ao pote e acabou se afogando!  Ricardo, perdeu Cássio, porém, ganhou Luciano Cartaxo, que foi decisivo para sua vitória em 2014. As coisas de Deus é assim! Deus quis a união de Ricardo e Cartaxo. Então, a quem interessa esta separação? Como eleitor dos dois, não concordo com este racha e lamento profundamente. E digo mais: Se o cristal entre Ricardo e Cartaxo for quebrado, os culpados serão punidos pelo povo em 2016, pois, as coisas de Deus, também é assim!
O prefeito, apesar das dificuldades econômico-financeira, tem trabalhado muito por nossa capital. O governador, também tem feito muito por nosso estado. João Pessoa e a Paraíba vivem um novo tempo e não podem retrocederem. São dois gestores parecidos, porém, cada um tem seu estilo e maneira de agir, por isso, não são iguais. O que importa é que são parecidos e que se respeitam. Se continuarem rachados, um dos dois vai sobrar na curva e sequer vai para o 2º turno da eleição. O ideal seria a união dos dois, para definir a eleição ainda no 1º turno e assumir compromissos para 2018. É bom frisar que PSDB e PMDB, já estão se articulando nesse sentido, tanto para 2016, quanto para 2018 e que na política não existem espaços vazios.
Em breve, haverá profundas mudanças de rumo na política paraibana e o bom seria que o nosso governador e o nosso prefeito, se sentassem mais uma vez para conversar, chamassem o feito a ordem, reunisse os seus aliados e caminhassem juntos para não permitir nenhum retrocesso em nosso estado. João Pessoa e a Paraíba tem que avançar cada vez mais, por isso, continuo torcendo pela união política entre Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo. Sinceramente, não vejo maiores problemas que impeça esta união.
Se está faltando alguém que coloque as cadeiras para o governador e o prefeito se sentarem mais uma vez, eu ofereço as cadeiras do meu terraço, da minha sala ou do meu escritório para ambos sentarem e conversarem. Ainda há tempo para essa união política. O governador e o prefeito sabem que a união dos dois será benéfica para o futuro da nossa capital e do nosso estado. Que ambos sigam as vozes das ruas. Que ambos escutem os seus eleitores. Que se desarmem das vaidades e que caminhem juntos em 2016 e em 2018. As minhas cadeiras estão à disposição dos dois, pois, apesar dos pesares, ainda acredito na união de Ricardo e Cartaxo, pois sei que o cristal ainda não foi quebrado.
Viva João Pessoa!  Viva a Paraíba!
Da Redação
Com Polêmica Paraíba
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.