O 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Guarabira, vem colocando em prática medidas preventivas no combate aos ataques a bancos e terminais de autoatendimento.
Foi criada e implementada em toda área da Unidade a chamada “Operação Madrugão”, planejada especificamente para combater esse tipo de crime contra o patrimônio, e consiste no emprego de um efetivo de patrulha, para rondas por toda a madrugada, em todas as cidades que fazem parte da área do 4ºBPM, em dias distintos, em intensificado em áreas que o trabalho de inteligência aponte com um provável alvo de ação dos meliantes.
São deslocadas guarnições do CHOQUE, Força Tática e da Guarnição do Comando junto com um efetivo escalado especificamente para a operação que recebe o apoio de forma coordenada de todos os destacamentos das cidades que recebem o itinerário, totalizando cerca de 40 militares envolvidos no trabalho de policiamento.
A operação é coordenada pessoalmente pelo comandante da Unidade, o Tenente Coronel Valério, tendo início por volta de 01h00, se estendendo até as 05h00, que é o principal horário onde acontecem esses delitos, em dias que são escolhidos com base nas informações obtidas pelo serviço de inteligência.
Em sua fala o Tenente Coronel Valério frisa que é um trabalho muito difícil, já que os meliantes têm a seu favor o elemento surpresa e muito tempo para planejar os ataques e escolher o melhor momento e lugar, além da pouquíssima segurança oferecida pelas instituições financeiras as instalações bancárias, más que mesmo assim com muito esforço a Operação vem mostrando resultados excelentes e diminuindo significativamente os números desse tipo de ocorrência em nossa área.
A Operação e organizada com base nos dados e no mapeamento feito pela 3ª Seção (Seção de Planejamento e Operações), criada e coordenada pelo TC Valério Comandante da Unidade auxiliado diretamente pelo Subcomandante Major Sinval.
Da Redação
Com Nordeste1.Com