Últimas Notícias

Velocidade é padronizada em 50 km/h na Capital; veja onde estão os redutores

Lombadas eletrônicas, equipamentos que possuem display informando a velocidade quando os veículos passam, já receberam placas de sinalização informando a nova medida.
Os redutores de velocidade instalados em João Pessoa passam a ter velocidade padronizada de 50 km/h a partir desta sexta-feira (5), como informou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A exceção será apenas em dois equipamentos, por estarem instalados próximos a instituições de ensino e, com isso, permanecem com a velocidade limite de 40km/h

Leia também: Câmeras começam a ser usadas para multar infratores de trânsito em João Pessoa

As lombadas eletrônicas, equipamentos que possuem display informando a velocidade quando os veículos passam, já receberam placas de sinalização informando a nova medida. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o objetivo é contribuir para a segurança dos pedestres e promover mais fluidez ao tráfego no entorno das localidades que possuem os redutores de velocidade.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Trechos

As lombadas eletrônicas, nome popular do equipamento, estão instaladas nos seguintes locais: Avenida Ministro José Américo de Almeida / Beira Rio, sendo que em cinco pontos distintos da via; Rua Sérgio Meira (Mandacaru); Rua Mardokeu Nacre (Padre Zé) em dois pontos da via; Avenida Esperança (Manaíra); Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha (Mangabeira) nos dois sentidos da via; Avenida Presidente Castelo Branco (Castelo Branco); Rua Trincheiras (Centro); Avenida Cruz das Armas (Cruz das Armas) nos dois sentidos da via; Rua Francisco Porfírio Ribeiro (Mangabeira) nos dois sentidos da via; Avenida Miguel Couto (Centro); Avenida Tancredo Neves (Ipês); Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante (Cuiá) nos dois sentidos da via; Rua Cícero Leite (Cuiá) nos dois sentidos da via.

A Semob ressalta que as lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Tancredo Neves (Ipês) e Rua das Trincheiras (Centro) permanecerão registrando como velocidade máxima permitida 40km/h por estarem próximas de instituições de ensino.

Funcionamento 

O redutor eletrônico (lombada eletrônica), calcula através de sensores do equipamento, a velocidade dos veículos onde caso o limite seja excedido ao máximo permitido, há o registro da velocidade e da imagem do veículo. Há, contudo, um limite de até 7km/h, para garantir eventuais divergências entre a velocidade dos veículos e a velocidade aferida pelo equipamento (uma margem de segurança para o condutor). O objetivo desses equipamentos é reduzir a velocidade em pontos específicos, em virtude de tráfegos de pedestres, locais com riscos de acidentes, áreas escolares, etc.

Penalidades para infratores

Segundo o Art. 218, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias: pode acarretar:

I – quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento): Infração – média / Penalidade – multa
II – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% (vinte por cento) até 50% (cinquenta por cento): Infração – grave
III – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinquenta por cento) / Infração – gravíssima / Penalidade – multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão.

Outras vias com velocidade diferenciada – As avenidas Cabo Branco (Cabo Branco), Edson Ramalho (Manaíra), João Câncio (Manaíra), Fernando Luiz Henrique dos Santos (Bessa), Argemiro de Figueiredo (Bessa) e Rui Carneiro (Tambaú), que possuem equipamentos diferentes (detectores eletrônicos de velocidade – sem display que mostra a velocidade), com o objetivo de manter a velocidade regulamentada em toda a extensão das vias, continuam com limite de 50km/h.

Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.