Apesar de trazer nomes conhecidos como Antonio Fagundes, Camila Pitanga, Marcos Palmeira e o próprio Santoro, a novela terá várias caras novas e outras ainda pouco conhecidas da TV
RIO – Nascida em Salvador, Marina Nery nunca tinha saído da Bahia antes de se tornar modelo, aos 16 anos. Passou um ano trabalhando em Paris, sem falar francês ou inglês, e já morou por quatro anos em Nova York. De volta ao Brasil há seis meses, ela vai surgir em “Velho Chico”, nova novela das 21h da Globo, com estreia prevista para março, falando com seu próprio sotaque. A top, hoje com 21 anos, será par de Rodrigo Santoro na primeira fase da história, que terá aproximadamente 24 capítulos e será ambientada na década de 1960. Ao todo, a produção, que chegará aos dias atuais na segunda fase, terá 60% de seu elenco composto por atores nordestinos. O que, segundo Marina, dará maior autenticidade aos personagens que vivem nas margens do Rio São Francisco.
— Queremos que os nordestinos se sintam representados de forma poética — conta a estreante, que já desfilou para marcas como Dolce & Gabbana, na Itália.
A baiana nunca pensou em ser atriz e pretende continuar trabalhando como modelo. Ela gravou o folhetim em diferentes cidades do interior da Bahia, de Alagoas e do Rio Grande do Norte. “Velho Chico” é uma novela de Benedito Ruy Barbosa escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho. A trama trata de histórias de amor e da disputa entre duas famílias inimigas.
REVELAÇÃO DO ‘THE VOICE’ ESTREIA EM NOVELAS
Apesar de trazer nomes conhecidos como Antonio Fagundes, Camila Pitanga, Marcos Palmeira e o próprio Santoro, a novela terá várias caras novas e outras ainda pouco conhecidas da TV. A cearense Larissa Góes, de 20 anos, estreante no vídeo, é uma delas.
— Tranquei a faculdade de Fisioterapia para fazer a novela. Mas é isso que eu quero — diz a atriz, que trabalha na profissão desde os 15 anos.
Larissa será Luzia, jovem apaixonada por Santo (feito pelo pernambucano Renato Góes) na primeira fase da trama. Após a passagem do tempo, os personagens serão vividos por Lucy Alves, de João Pessoa, e o paulista Domingos Montagner.
A história também marca a estreia nas novelas de Lucy, cantora que ficou conhecida após participação no “The voice Brasil”, em 2013. Ela ganhou o papel depois de fazer um teste para a minissérie “Dois irmãos”, também dirigida por Carvalho e ainda inédita na TV.
— Foi o meu primeiro teste para a teledramaturgia. Não me encaixei no personagem, mas eles me chamaram agora — diz ela, que foi vista no ano passado no musical “Nuvem de lágrimas”, em São Paulo.
Além das estreantes, a novela trará nomes mais experientes, como o pernambucano Maciel Melo, de 53 anos. O músico formará uma dupla na trama com o cantor e compositor baiano Xangai. Será sua primeira vez como ator:
— Sou conhecido na minha terra. Moro no Recife e faço questão de manter meu sotaque. O fato de a novela ter vários nomes nordestinos passa uma sinceridade.
Aos 56, o alagoano Chico de Assis completa agora 40 anos de teatro. Ele já trabalhou com Carvalho em “Irmãos coragem” (1995), sua estreia na televisão. Mas não é visto no vídeo com tanta frequência.
— Achei importante esse deslocamento de eixo de produção, a oportunidade de mostrar nosso cenário — diz.
O baiano Carlos Betão, de 56 anos, comemora o fato de ter seu sotaque ouvido em todo o país.
— Vamos mostrar o quanto é doce e amargo ser nordestino — afirma.
VEJA A FICHA DE SEIS ATORES DE ‘VELHO CHICO':
MARINA NERY
Marina Nery – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Bahia
Marina Nery – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Bahia
Idade: 21 anos
Carreira: Modelo desde os 16, estreia agora nas novelas
Personagem: Leonor, na primeira fase.
Novela: “Nunca tinha entrado em um set de gravações. O que mais me marcou até agora foi uma cena de muita emoção que gravei”
Nordeste: “Estive em lugares que ainda não conhecia. E tenho muito orgulho de mostrar nossa história nesse trabalho”
LARISSA GÓES
Larissa Góes – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Ceará
Larissa Góes – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Ceará
Idade: 20 anos
Carreira: Começou a estudar teatro aos 10, trabalha desde os 15 e estreia agora em novelas
Personagem: Luzia, na primeira fase.
Novela: “Queria ter essa experiência, mas não sabia que viria tão rápido”
Nordeste: “Uns amigos diziam que eu deveria tentar a carreira no Rio, mas vou estrear com os dois pés no chão do Nordeste”
LUCY ALVES
Lucy Alves – Divulgação/Guto Costa
Origem: Paraíba
Lucy Alves – Divulgação/Guto Costa
Origem: Paraíba
Idade: 29 anos
Carreira: Cantora desde os 4 anos, participou do “The Voice Brasil” (2013) e estreia agora em novelas
Personagem: Luzia, na segunda fase
Novela: “Eu me mudei de vez para o Rio para mergulhar de cabeça no personagem”
Nordeste: “Cresci tocando na orquestra infantil do meu estado e tenho orgulho de representar a área artística do Nordeste”
CARLOS BETÃO
Carlos Betão – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Bahia
Carlos Betão – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Bahia
Idade: 56 anos
Carreira: Em 36 ano de carreira, atuou no teatro e no cinema, e fez trabalhos na TV, como o remake de “Gabriela” (2012)
Personagem: Aracaçu, pai de Leonor, na primeira fase
Novela: “É uma oportunidade de atuar numa história muito forte”
Nordeste: “Não levo esse autoflagelo de muitos nordestinos. Fazer arte neste país é muito difícil, independentemente da região em que vivemos”
CHICO DE ASSIS
Chico de Assis posa com Rodrigo Lombardi – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Alagoas
Chico de Assis posa com Rodrigo Lombardi – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Alagoas
Idade: 56 anos
Carreira: Com 40 anos de teatro, estreou na TV em “Irmãos coragem” (1995), e fez filmes como “Memórias do cárcere” (1984) e “Deus é brasileiro” (2003)
Personagem: Coronel Sagado, na primeira fase
Novela: “Possibilidade de mostrar a fisionomia do Brasil”
Nordeste: “Temos uma multiplicidade de culturas que precisam ser mostradas”
MACIEL MELO
Xangai e Maciel Melo – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Pernambuco
Xangai e Maciel Melo – Caiua Franco / Divulgação/TV Globo
Origem: Pernambuco
Idade: 53 anos
Carreira: Músico e compositor há 30 anos, estreia agora em novelas
Personagem: O violeiro Egídio
Novela: “Fiz teatro amador quando era muito jovem, mas agora tenho um desafio completamente novo”
Nordeste: “Já morei no Rio há 30 anos, mas o Nordeste faz parte da minha vida. Passei 30 anos cantando nas cidades que margeiam o Rio São Francisco”
Seis atores paraibanos estão no elenco da nova novela da Globo
A nova novela das 21h da Rede Globo, Velho Chico, deve substituir a Regra do Jogo no próximo mês de março. A novela traz o universo esperançoso do sertanejo para o telespectador e tem algumas cenas gravadas às margens do Rio São Francisco. Para o público da Paraíba, a obra se torna ainda mais especial, a nova trama traz seis atores paraibanos no elenco.
– Zezita Matos, um dos principais nomes da dramaturgia na Paraíba, Lucas Veloso, filho do humorista Shaolin (in memoriam) que segue a carreira do pai e também é ator, Verônica Cavalcanti, atriz de teatro despontando agora na TV, Lucy Alves, que participou do The Voice e agora estreia como atriz, Zé Dumont que já fez muitas novelas e Marcélia Cartaxo atriz com um longo histórico no teatro.
A atriz Verônica Cavalcanti falou sobre como ela foi escolhida para compor o elenco e sobre ansiedade em estrear em novelas. “Foi através de um produtor de Recife. Ele tinha assistido um espetáculo do meu grupo de teatro e aí ele achou que eu tinha o perfil, entrou em contato. Fui para o Rio, fiz teste, e depois fui novamente, fiz uma preparação. Está sendo bem bacana fazer esse novo trabalho, porque novela é bem mais ampla, muitos capítulos, a história é bem longa e o que está sendo maravilhoso é trabalhar com Luiz Fernando, porque ele faz um trabalho de preparação que vai bem além do somente texto e personagem”, afirmou a atriz.
Com um time de peso, a novela conta ainda com artistas como Tarcisio Meira, Marcelo Serrado, Rodrigo Lombardi, Marcos Palmeira, Carol Castro, Fabiula Nascimento, que são uns dos nomes escalados para a trama. O ator Rodrigo Santoro também retorna à televisão brasileira e participa da primeira fase de Velho Chico.
O diretor de núcleo de novela, Luiz Fernando Carvalho, falou sobre o trabalho. “Eu sou de família nordestina, sou filho de alagoano, então eu sei a importância que tem a cultura local, regional, e o que esses artistas, esses atores trazem consigo, de bagagem emocional, bagagem cultural, de linguagem, enfim, então eles são colaboradores de alto nível da produção”, ressaltou.
A trama se passa em duas fases, a primeira na década de 60 e as gravações estão sendo feitas simultaneamente em Alagoas, Rio Grande do Norte e no interior da Bahia. A mega estrutura montada para as gravações da novela tem o apoio da mão de obra local. Para Rubens Libório (equipe de caracterização), “o objetivo é mostrar o melhor do Sertão dentro desse projeto maravilhoso que é a novela Velho Chico”.
Da Redação
Com O Globo
Créditos: O Globo - POR ZEAN BRAVO