Com a nova missão, Luiz Couto pretende trabalhar pela criação de um programa de incentivo ao agronegócio familiar para o beneficiamento de frutas e alimentos, além de cobrar que o Ministério do Desenvolvimento Agrário comandado por Patrus Ananias faça uma fiscalização mais rigorosa do uso de créditos liberados para a compra de animais.
"Há muitas denúncias de que se use o dinheiro para outras finalidades. O crédito chega para a aquisição de rebanho e termina sendo usado para compra de motocicletas", alertou o deputado.
Luiz Couto ainda é favorável a uma análise mais criteriosa por parte do MDA a respeito das indicações para os dirigentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos Estados. Segundo ele, a Conab não pode continuar tendo entre seus representantes estaduais, indicações vindas do agronegócio: "São pessoas indicadas por aliviados do governo, porque aliados eles não são", disse Couto, que também chamou a atenção para que se fiscalize o emprego de máquinas disponibilizadas pelo governo federal como retroescavadeiras que estariam, de fato, servindo a grandes produtores.
Todas estas pautas já haviam sido discutidas pelo deputado federal paraibano com o ministro Patrus Ananias durante reunião com o Núcleo Agrário no último dia 17 de fevereiro.
Da Redação
Com Parlamento PB