A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, e a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, vêm ao Brasil para acompanhar a epidemia do vírus zika. Elas chegam para dois dias de visitas. A comitiva quer se informar sobre todas as medidas que o governo brasileiro está tomando para conter o alastramento da doença, que, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada com a ocorrência de casos de microcefalia.
Chan e Etienne terão encontro com a presidente Dilma Rousseff em Brasília e depois devem ir a Recife (PE), capital do estado que mais registrou casos de microcefalia. No dia 1º de fevereiro, a OMS declarou a epidemia de zika como Emergência de Saúde Pública de Interessa Internacional.
Nesta segunda-feira, a presidente Dilma irá a São Paulo assinar um contrato entre o Ministério da Saúde e a Fundação Butantan para a pesquisa de vacinas. Dilma fez, na última sexta, o segundo dia de Mobilização Nacional contra a zika, quando escalou ministros para viajarem a diferentes cidades visitando escolas para palestrar sobre como destruir criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha. A presidente foi a Juazeiro (PE) falar a alunos sobre o problema.
Da Redação
Com PB Agora