Últimas Notícias

Deputado teme fechamento da UEPB



No período de crise temos a oportunidade de repensar a forma como investimos nossos recursos. É assim que pensa o deputado Anísio Maia que, nesta quarta-feira, 24, no Plenário da Assembleia Legislativa (ALPB), afirmou que o estado precisa rediscutir o tamanho e distribuição da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).


"Ninguém pode dizer que não tenho compromisso com a UEPB. Mas, debater a nossa universidade estadual não é apenas debater salário. Tenho a impressão de que sua expansão não teve critérios técnicos e atendeu a interesses políticos. A UEPB não está grande, está inchada", afirmou o parlamentar.


Na avaliação do deputado Anísio Maia, que é presidente da Comissão de Administração e Serviço Público da ALPB, o que comprova a expansão da universidade sem critérios técnicos é a forma como os campi foram distribuídos. "Estamos pagando agora por erros do passado. Por exemplo, qual foi a lógica da abertura do curso de odontologia em Araruna? Por que João Pessoa recebeu um campus da UEPB de forma improvisada dividindo espaço com um colégio?", questionou.


O deputado argumenta que atualmente mais de 90% dos recursos da universidade estadual são destinados à folha de pagamento, o que impede investimentos para seu desenvolvimento institucional. "Precisamos discutir qual é a UEPB que queremos. Nossa universidade pode e deve ser uma indutora de desenvolvimento econômico e social, assumindo um papel estratégico de pesquisa e formulação de propostas para um projeto de longo prazo para a Paraíba".


"Não há fato mais simbólico que a recente autorização do Judiciário para que uma professora que está grávida, se afaste do trabalho no campus de João Pessoa por conta de focos de proliferação do aedes aegypti. Se um campus não consegue sequer combater um mosquito, expondo ao risco a comunidade acadêmica, como poderia se manter?" concluiu.

Fonte:PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.