O deputado estadual Tião Gomes (PSL), foi à tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um apelo à Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), no sentido de realizar campanhas preventivas para que motoristas parem de sofrer multas nas ruas da capital, além de conscientizá-los e educá-los para não cometerem as infrações mais comuns do dia a dia.
O deputado se refere às medidas que vêm sendo adotadas pela Semob desde o início de fevereiro, quando a fiscalização passou a ficar mais rigorosa com a instalação de câmeras de monitoramento em locais estratégicos da cidade. A princípio, ele elogiou as medidas, mas criticou as punições por estarem ocorrendo sem uma campanha de conscientização.
“A vida que é o bem maior de todos, e consideramos plausível qualquer ação do poder público que possa contribuir com a organização no trânsito. Por outro lado, entendemos que não se pode punir sem educar. Não é justo organizar sem orientação, quando não houve o dever de casa”, observou.
Ele lembrou que as multas mais comuns, monitoradas pelas câmeras instaladas nas ruas, contemplam várias infrações – como estacionar em faixas de pedestres, parar em calçadas e filas duplas e ultrapassarem limites de velocidade, entre outras. “Claro que essas infrações acontecem há anos. Claro os órgãos precisam agir para coibir esses abusos. Mas o contribuinte, que tem esse vício histórico de infracionar, precisa ser educado”.
Além de utilizar a tribuna para tratar desse tema, Tião deu entrada num requerimento de apelo, junto à Semob, para que realize as campanhas preventivas. “Os motoristas são vítimas de sua própria desorganização e eles poderiam ser os primeiros aliados dessas medidas, desde que tivessem as instruções prévias”, finalizou.
Da Redação
Com Polêmica Paraíba