Últimas Notícias

Bloco Cafuçu mais uma vez leva brilho, alegria e irreverência para o Centro de João Pessoa


Repetindo o sucesso dos últimos anos, o bloco mais brega das prévias carnavalescas levou mais de 50 mil foliões ao Centro de João Pessoa na noite de ontem, sexta-feira (05).

O hino “Olha o Cafuçu..ôôô” foi o hit que embalou as milhares de famílias, crianças e turistas que abrilhantaram, literalmente, a festa.

A folia aconteceu simultaneamente em três praças são elas: a Dom Adauto, Ponto de Cem Réis e Rio Branco. Todas com a estrutura necessária pra animar a noite do folião. Os cafuçus reuniu gente de todos os estilos e idade ao som do frevo, marchinhas de Carnaval, lambada, samba-rock, Jovem Guarda e até pancadão, além de outros ritmos.

O desfile do bloco Cafuçu marcou o penúltimo dia da prévia carnavalesca, que integra o projeto Carnaval 2016 – João Pessoa de Todos os Ritmos, patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). “Combinei algumas cores com um look de oncinha, porque está na moda”, ainda brincou Elaine Cristina.  

Segundo um dos coordenadores do Cafuçu, Buda Lira, o bloco é um dos mais democráticos do Folia de Rua e também um dos mais tranquilos. “É uma festa muito bonita. O folião começa a brincadeira já em casa, caprichando na fantasia. A gente vê famílias inteiras se divertindo, tudo muito animado, mas também muito leve”, afirmou.

Buda Lira ainda disse o patrocínio da Funjope foi fundamental para colocar o bloco na rua. “É importante ressaltar que o carnaval gera um aquecimento no emprego e renda da capital através do turismo. O Cafuçu já faz parte da história cultural de João Pessoa e o empresariado local precisa repensar sobre essa cultura, valorizando nossas raízes. Mas apesar das dificuldades, como sempre, o folião se diverte muito”, assegurou

O Bloco Cafuçu sai às ruas desde o ano desde 1989, quando o professor e quadrinista Henrique Magalhães confecciona o primeiro estandarte e reúne amigos a desfilarem no Bloco Muriçocas do Miramar, tendo como porta estandarte o professor William Pinheiro.

O Bloco surge como ideia numa brincadeira entre amigos reunidos no carnaval de 1988, em Itamaracá (PE), sendo o “cafuçu” um termo muito utilizado pela atriz Adalice Costa, para designar pessoas com “maus modos” ou que se vestiam fora da moda. Até 1997 o Bloco saía na Orla do Cabo Branco, se mudando a partir desta data para o Centro Histórico, concentrando-se primeiramente na Rua Duque de Caxias. Depois passa a ocupar a Praça Dom Adauto (Praça do Bispo) e, em seguida o Ponto de Cem Réis e Praça Rio Branco, desfilando até a Praça Antenor Navarro.



Fonte:PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.