Últimas Notícias

O Brasil priora no ranking da Corrupção – E o que eu tenho a ver com isso?

Em pesquisa realizada em 2015, o Brasil aparece na posição 76º do ranking sobre a percepção da corrupção no mundo, segundo estudo divulgado no dia 27/01/16 pela organização Transparência Internacional, que analisou 168 países.
Dinamarca é o país menos corrupto entre os avaliados. O índice brasileiro caiu cinco pontos (piorou) se comparado a 2014; em 2015 a nota foi de 38 pontos. Por outro lado, Dinamarca ficou em 1º lugar, como o país em que a população tem menor percepção de que seus servidores públicos e políticos são corruptos. A nação mais transparente registrou um índice de 91 – a escala vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente).
A ONG elencou o escândalo na Petrobras, os problemas na economia e o crescimento do desemprego como alguns motivos para a deterioração do Brasil no ranking mundial. O país divide a 76ª posição com mais seis nações: Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia. Já na América do Sul, Uruguai aparece como o país mais transparente na posição 21º, com índice de 74 pontos.
Diante dos dados postos, cabem algumas perguntas: quais os motivos e condicionantes que levam um país, um povo a ser MAIS o MENOS corrupto? A pesquisa apresentou algumas premissas que identificam as causas que tornam um povo menos corrupto; são os que apresentam as seguintes características conjugadas: altos níveis de liberdade de imprensa; acesso a informação sobre orçamentos que permite à população saber de onde procede o dinheiro e como se gasta; altos níveis de integridade entre aqueles que ocupam cargos públicos; diferença pequena entre o menor e o maior salário pago no serviço público; e menor concentração de renda". Na ausência dessas características, a tendência é a corrupção se alastrar desmedidamente!
Outra pesquisa sobre o mesmo tema, realizada já em 2016 (25-26/01/16) pela Folha de São Paulo, registrou o seguinte: segundo a percepção dos entrevistados, pela primeira vez a corrupção aparece como sendo o maior problema da sociedade brasileira, com 36% da resposta dos entrevistados, suplantando, inclusive, os temas que sempre estiveram no topo da lista, como: saúde (16%), desemprego (10%), educação e violência empatadas com 8% e a economia é citado por apenas 5%. É de causar espanto que a corrupção represente quase a soma total dos demais problemas elencados pelos entrevistados. Acredito que a percepção do brasileiro/a hoje, é a de quê a corrupção seja a causadora de todas as outras males vivenciado pelo nosso povo, de modo especial os menos favorecidos e mais vulneráveis; em virtude de ser esta camada da sociedade que é a mais atingida com os efeitos nefastos da corrupção!
Vale ressaltar que ninguém quer assumir a pecha de CORRUPTO, só que a corrupção não acontece sozinha ou nem mesmo com a atuação individual de alguém; ela só é posta em prática com a participação de duas ou mais pessoas! Alguém pode até ser desonesto sozinho, mas jamais poderá praticar atos de corrupção sem a atuação de umco-participe, de um grupo, de uma quadrilha criminosa. Até porque a etimologia da palavra CORRUPÇÃO (latcorruptione) significa: ação ou ato de corromper, subornar – alguém. Para que a corrupção venha a efeito, se faz necessária.
 a figura do corruptor e a do corrompido, ou seja: é preciso que exista, de um lado, o sujeito que objetiva praticar um ato de corrupção e, do “outro lado do Balcão”, um sujeito disposto a ceder ao ato ‘corrompido’!
Se a sociedade brasileira realmente quer se livra da alcunha de sempre “querer levar vantagem em tudo” e a do “jeitinho brasileiro”, vai precisar mudar radicalmente os seus conceitos e, principalmente, as suas práticas. É urgente que se reconfigure as suas relações, os seus termos de conduta, de acordo se de convivências. Pois, não será possível almejar uma sociedade solidária, humana e justa com práticas tão lesivas à coletividade. O resultado da corrupção é tornar alguns cada vez muito ricos, em detrimento da grande parte da população cada vez mais pobre e miserável!
Salientar, ainda, que não há corrupção grande ou pequena; a corrupção é um crime contra a sociedade e ponto final! Não adiante querer aplacar a própria consciência com o argumento de que a corrupção que eu pratiquei (pratico) foi (é) por necessidade ou porque fulano e beltrano praticaram uma maior que a minha. Nesse caso, aplica-se o adágio da sabedoria dos mais antigos: “quem é honesto com um tostão, deverá ser com um milhão”. A HONESTIDADE não é para ser meritocrática, é pra ser um dever de cada pessoa que habita nosso querido torrão chamado Brasil!
Por último, refaço a pergunta do título do presente artigo: corrupção – e o que eu tenho a ver com isso? Como diria Galvão Bueno – narrador esportivo da TV: “Corrupção e você tudo a ver”! Afirmo que, via de regar, eu, você e todos nós somos responsáveis e/ou corresponsáveis pela mazela da corrupção instalado em nosso querido Brasil, em nosso estado, em nosso município e até em nossa casa – no lócus aonde vivemos! Seja na condição de corruptor, corrompido ou cúmplice da CORRUPÇÃO, seja por conivência, medo ou covardia. Quebre as amarras com a conivência, enfrente o medo de frente ou fuja da covardia! A responsabilidade pelo combate cotidiano e sem trégua contra a CORRUPÇÃO não é de um ser divino, extraterrestre ou sobrenatural. Será de responsabilidade minha, sua, nossa! Vamos à luta, que a pátria e nossa!

Da Redação
do Portal Umari 
Com Colunista : Severino Ramos.
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.