O vereador Marmuthe Cavalcanti repudiou hoje as recentes declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sobre a possível nomeação do deputado federal paraibano Manoel Júnior (PMDB) para o Ministério da Saúde. A opinião de Ciro Gomes, veiculada em programa nacional de TV aberta, também repercutiu de forma negativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que aprovou um voto de repúdio ao ex-ministro pelo mesmo motivo.
“Esta declaração de Ciro Gomes foi extremamente infeliz, deselegante e preconceituosa, talvez motivada pelo complexo de ser ex-ministro e não figurar na lista dos favoritos para assumir um dos ministérios. Acusar um homem digno, competente e ficha limpa como Manoel Júnior de semianalfabeto e picareta é uma injustiça e uma grande irresponsabilidade. A Paraíba toda conhece e confia no trabalho, no caráter, na vida proba e na capacidade administrativa do deputado federal, que é um dos mais atuantes do Congresso. E foram essas qualidades que me convenceram a votar e apoiá-lo nas últimas eleições. Por isso, creio que Manoel Júnior tem legitimidade e experiência, como político e como médico, para assumir o Ministério da Saúde e fazer um grande trabalho”, afirmou Marmuthe.
O parlamentar também comentou a declaração do governador Ricardo Coutinho, que também se mostrou contrário a nomeação do deputado Manoel Júnior para o Ministério; deputado que inclusive foi seu vice-prefeito em João Pessoa. “O governador também agiu de forma equivocada ao comentar na última sexta-feira a possível nomeação. Faltou um gesto de grandeza. É lamentável que o governador da Paraíba seja contra um paraibano servir ao País e ajudar ainda mais nosso Estado, em um dos ministérios mais importantes. Chega a ser um posicionamento mesquinho e paradoxal, baseado em divergências políticas e pessoais, ao invés da preocupação maior que deveria ter com a saúde pública e com a Paraíba, que diga-se de passagem, não anda muito bem. A Paraíba precisa avançar e isso requer que nossos políticos tenham mais gestos nobres e deixem as questões paroquiais de lado, pois os interesses públicos devem estar acima dos interesses particulares. É preciso somar numa hora dessa”, disse Marmuthe.
O nome de Manoel Júnior, formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem sido bastante comentado nos últimos dias, devido a possibilidade de assumir o Ministério da Saúde, a partir da reforma ministerial articulada pela Presidência da República. O deputado paraibano possui atuação de destaque no Congresso Nacional e nas instâncias partidárias do PMDB, que lhe indicou para assumir o cargo no governo. Em 2011, Manoel Júnior também foi cotado para assumir o Ministério do Turismo, fato que acabou não se confirmando.
Da Redação
Com Parlamento PB