“Jesus só pregou o amor e sofreu muito por isso: por ser simples”. A frase é de Maria Rita Baptista, dona de casa de 63 anos, moradora do Roger, que nunca perdeu uma apresentação sequer da Paixão de Cristo. Ao lado da dona de casa, uma plateia atenta divide as emoções com dona Maria. O motivo está na encenação do espetáculo “Divina luz”, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). A obra, com direção e roteiro de Paulo Vieira, foi apresentada na noite desta quinta-feira (2), no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital.
A dramaturgia e direção de Paulo Vieira foi bem recebida pelo público. “A Prefeitura está de parabéns. Este ano o espetáculo está ainda mais bonito e mais emocionante”, explicou seu Ariosvaldo Sousa. “Comecei a acompanhar a Paixão de Cristo há quatro anos e nunca deixei de assistir. Todo ano a gente vê as mudanças. Nunca é a mesma peça. É sempre uma surpresa”, completou o aposentado.
“Divina Luz” toma por base o Evangelho segundo São João, por ser de forte poder evocativo e profundamente simbólico, como aponta o dramaturgo Paulo Vieira, diretor do Espetáculo. “A escolha de João se deu não apenas pela originalidade: João era judeu e tinha convivido com Jesus. O evangelho, portanto, não se contenta com meros acontecimentos históricos, pois tem como objeto a fé na pessoa e na obra salvadora do Messias”, justifica. Vieira também acredita que esta leitura pelos olhos de São João Batista tende a acentuar o potencial dramático da história santa.
O diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, ressaltou que mesmo se tratando de uma história conhecida, o projeto é realizado dentro dos padrões tradicionais e atuais, acrescentando ao texto toques de vanguarda na encenação como um todo. “Além de ser uma história belíssima, a Paixão estimula o teatro e revela os talentos de dramatúrgicos locais”, frisou.
A peça foi apresentada numa arena de 1,6 mil metros quadrados, com temporada de quatro dias e oito sessões. Começou nesta quinta-feira (2) e vai até o domingo (5), com entrada gratuita, às 19h e 21h. Além do Ponto de Cem Réis, a celebração da Paixão de Cristo percorreu vários bairros de João Pessoa e vai continuar visitando as localidades da cidade. As apresentações itinerantes vão até o dia 11 de abril.
Roteiros de encenações nos bairros:
Paixão em Retalhos Datas: 02 e 03/04 Horário: 19h Local: Praça da Paz, Bancários
Cruz e Armas Mataram Jesus – A Paixão Datas: 02 e 03/04 Horário: 19h30 Local: Escola Municipal Oscar de Castro
Paixão de Cristo – Uma História de Amor Datas: 02 e 03/04 Horário: 19h Local: R. 19 de Março, s/n, Róger (Ginásio Giseldão, em frente ao Campo do Onze)
Jesus: Carne, Espírito e Luz Datas: 03/04 Horário: 20h Local: Av. Redenção, 473, Ilha do Bispo
Paixão de Cristo Comunidade Bom Jesus Datas: 03/04 Horário: 19h30 Local: Escola de Música Educa-Som (Rua Bom Jesus)
Paixão de Cristo do Grotão – A Dolorosa Paixão Datas: 03 e 05/04 Horário: 19h Local: Campo dos Funcionários II (por trás da Escola Moema Tinoco) A Paixão do Divino Datas: 10 e 11/4 Horário: 19h Local: Associação Unificada dos Moradores de Bairro São José (R. Edmundo Filho, s/n). Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (R. Edmundo Filho, s/n). Comunidade Filhos da Misericórdia (R. Jovita Gomes Alves, 745, Bairro dos Ipês).
Fonte : PB Agora